🔓 Prêmio Jabuti anuncia finalistas de 2021

A 63ª edição do concurso divulgou os 100 nomes que estão na reta final; os vencedores das 20 categorias serão conhecidos no dia 25 de novembro
17/11/2021

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta última terça-feira (16) os cinco finalistas de cada uma das 20 categorias da 63ª edição do Prêmio Jabuti, que contempla quatro diferentes eixos — Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Confira aqui a lista completa e se inscreva no canal do YouTube da CBL para acompanhar, a partir das 19h do dia 25 de novembro, o anúncio dos vencedores.

Na categoria Poesia, cinco mulheres — publicadas por diferentes editoras — estão na reta final: a gaúcha Mar Becker (A mulher submersa), a mineira Maria Lúcia Alvim (Batendo pasto), as pernambucanas Jussara Salazar (O dia em que fui Santa Joana dos Matadouros) e Micheliny Verunschk (O movimento dos pássaros) e Prisca Agustoni Pereira, autora de O mundo mutilado.

Em Conto, a cronista do Rascunho Nara Vidal está na disputa com Mapas para desaparecer e o experiente João Anzanello Carrascoza participa com Utensílios-para-a-dor: histórias-com-hífens. Ainda na narrativa breve, em Crônica, o colaborador do Rascunho José Roberto Torero (Diário do Bolso 4: 666 dias com a besta), Yuri Al’Hanati (A volta ao quarto em 180 dias) e os vários nomes que assinam o livro De bala em prosa: vozes da resistência ao genocídio negro buscam a estatueta.

Já nas duas categorias de maior fôlego, Romance de Entretenimento e Romance Literário, Vinícius Neves Mariano (Velhos demais para morrer) e Carol Chiovatto (Senciente nível 5) são representantes da primeira. José Falero, com Os supridores, Michel Laub, autor de Solução de dois Estados, e Marcela Dantés, com Nem sinal de asas, estão na disputa pela segunda categoria.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho