Uma contista do Maranhão, uma poeta de São Paulo e um romancista do Paraná são os vencedores do 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura, promovido pela editora pública pernambucana em 2020.
Na categoria Romance, o paranaense Paulo Marcelo Fehlauer venceu com Extremo Oeste. O autor é jornalista, artista visual e doutorando em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nascido em Marechal Cândido Rondon, está há anos radicado em São Paulo.
Extremo Oeste é o primeiro romance do autor e foi escrito ao longo dos últimos dez anos. O livro é ambientado em GuaÃra — cidade do extremo Oeste do Paraná, fronteira com o Paraguai, ocupada pelos indÃgenas, invadida pelos espanhóis e ambientalmente impactada pela hidrelétrica de Itaipu — e aborda traumas históricos, memórias e buscas pessoais do personagem principal.
Entre os contistas, quem venceu foi a maranhense Lindevania Martins, com Teresa decide falar. As histórias do livro falam sobretudo da experiência de viver em um mundo que tenta limitar o que somos e o que podemos ser. Os personagens ora aderem às expectativas, ora as desafiam, e sofrem sobre seus corpos e sua subjetividade o impacto dessas escolhas.
Motivos para cavar a terra, da paulistana Lilian Sais, foi o escolhido entre os livros da categoria Poesia. O tÃtulo está dividido em seis seções e traz uma presença forte da figura da mulher, que vai da coveira à lavradora que semeia o trigo para fazer o pão. Vida e morte permeiam os poemas, em múltiplas facetas.
Infantojuvenil
Também foram divulgados os vencedores da 3ª edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil. Os vencedores foram Marcia Cristina Silva, do Rio de Janeiro, e Lucas Rafael Nolli Duarte, de Araxá-MG.
Márcia é professora de inglês, tradutora e advogada, autora de seis livros, venceu o prêmio Cepe na categoria Infantil com a obra O encontro de Mario. Já o vencedor da categoria Juvenil, Lucas Rafael Nolli Duarte, com a obra Achados e perdidos, é formado em letras e geografia, autor de oito livros.
Os vencedores de cada categoria do 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura recebem R$ 20 mil e os escolhidos de cada categoria do 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil são contemplados com R$ 10 mil. Todos terão suas obras publicada pela Cepe Editora.