O Prêmio Biblioteca Digital anunciou nesta terça-feira (14) os 12 vencedores da edição 2021. Promovido pela Biblioteca Pública do Paraná, o concurso escolheu três obras em quatro categorias (romance, conto, poesia e infantil). Todos os livros estão disponíveis para download.
Os primeiros lugares são o romance Marte em Áries, de Agnaldo de Assis Nascimento, os contos de Coisas difíceis de ressuscitar, de Juliana Garbayo, os poemas de A casa mais alta do teu coração, de Clarissa Macedo, e o infantil Conversa sem fim, de Madu Amaral.
No romance, o autor paulista narra a jornada de Ivan após o desaparecimento de seu parceiro, Ravi, em uma empreitada na qual o protagoniza busca exorcizar demônios. Já nas narrativas breves, a carioca aborda temas como luto, loucura, passagem do tempo e relacionamentos falidos.
A poesia da baiana Clarissa Macedo, por sua vez, usa como cenário um país em derrocada para explorar os aspectos mais íntimos da mulher. E na obra infantil, Conversa sem fim, a carioca Madu Amaral imagina uma longa conversa entre tudo que existe e não tem fim, como as moléculas e a Via Láctea.
O Prêmio Biblioteca 2021 recebeu 1.376 livros de todo o país. Além do valor já mencionado para o primeiro lugar de cada categoria, os demais recebem R$ 10 mil (segundo lugar) e R$ 5 mil (terceiro). A comissão julgadora foi formada por escritores, editores, críticos e professores universitários.