As inscrições para o 18º Prêmio Barco a Vapor foram prorrogadas até o próximo dia 21 de fevereiro. A premiação, realizada pela Fundação SM, é dedicada a obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil.
Além do prêmio de R$ 40 mil, o vencedor terá seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, da SM Educação. Os originais submetidos ao júri devem inéditos, escritos em língua portuguesa, assinados com nome fictício (pseudônimo) — para assegurar a idoneidade do concurso — e que o autor seja maior de 18 anos e more no Brasil.
O Prêmio Barco a Vapor (Premio El Barco de Vapor) é promovido pela Fundação SM nos nove países onde o Grupo SM atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. A Fundação é o braço do Grupo SM responsável pela realização do concurso.
A iniciativa, que surgiu na Espanha em 1978, visa revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. No Brasil, o Prêmio existe desde 2005.