🔓 Polêmico romance de Rachid Al-Daif ganha tradução

No livro “E quem é Meryl Streep?”, libanês dá voz um personagem recém-casado que, por trás de uma fachada moralista, sustenta estranhas obsessões
Rachid Al-Daif, autor de “E quem é Meryl Streep?”
08/07/2021

No romance E quem é Meryl Streep?, considerado pornográfico no mundo árabe, o libanês Rachid Al-Daif dá voz a um personagem machista, recém-casado, que assiste ao seu relacionamento desabar rapidamente.

O protagonista, também chamado Rachid, percebe que a esposa usa a desculpa de que seus pais têm uma TV para ficar longe de casa. Para tentar contornar a situação, o homem compra uma televisão. A estratégia não funciona.

Quanto mais distante da mulher, mais o personagem se apega à TV — na qual, em uma cena decisiva, ele está assistindo ao filme Kramer vs. Kramer e enxerga no papel de Meryl Streep, que contracena com Dustin Hoffman no longa-metragem, traços de sua esposa.

No filme, a personagem de Meryl abandona o esposo e deixa o filho para trás, mas depois volta para tentar ficar com a guarda da criança. Em uma passagem que demonstra o teor do livro, o narrador reflete:

Quem sabe — por que estou afastando essa hipótese? — ela estivesse indo para a casa do amante, que não quer saber do filho que pertence ao marido, afinal quem sabe o que uma mulher é capaz de esconder!

De acordo com o tradutor, Felipe Benjamin Francisco, trata-se de uma “narrativa não linear que segue o fluxo de lembranças, opiniões e obsessões de um moralista tarado”. Seu objetivo, na versão em português, foi manter a oralidade da obra original.

Rachid Al-Daif nasceu na cidade de Ehden, no Líbano, em 1945. Doutor em Letras Modernas, foi professor de língua e literatura árabe e de escrita criativa. É autor de mais de 20 livros.

E quem Ă© Meryl Streep?
Rachid Al-Daif
Trad.: Felipe Benjamin Francisco
Tabla
192 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho