🔓 Poeta e romancista Eileen Myles é anunciada pela Flip

Comparada aos autores da beat generation, a escritora americana publicou 22 livros nos gêneros poesia, jornalismo literário e romance
Eileen Myles, autora de “Chelsea girls”
17/10/2020

A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) confirmou mais uma convidada para o evento que acontece de 3 a 6 de dezembro. A norte-americana Eileen Myles, que ano passado teve Chelsea girls publicado no Brasil pela Todavia, junta-se aos autores Bernardine Evaristo, Pilar Quintana e Itamar Vieira Junior (cronista do Rascunho), que já haviam sido anunciados. Neste ano, pela primeira vez em sua história, a Flip vai acontecer de modo exclusivamente online.

Myles nasceu em 1949, nos Estados Unidos. Publicou 22 livros nos gêneros poesia, jornalismo literário e romance. Sua escrita é comumente comparada à prosa beat. Em Chelsea girls, que traz uma escrita autobiográfica, ela faz um testemunho do caldo cultural que agitou Nova York nos anos 1970 — as festas, os bares, os festivais, a música e a poesia. A autora recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, entre eles o prêmio Shelley da Poetry Society of America e o Lambda Literary Award na categoria ficção lésbica.

Prejudicada pela pandemia do novo coronavírus, a Flip também sofreu turbulências internas com a saída da curadora Fernanda Diamant, que havia sido criticada por indicar a poeta americana Elizabeth Bishop como homenageada do evento. Bishop, que morou no Brasil, teria sido simpática ao regime militar e feito críticas aos costumes do país.

Agora, com o novo formato na internet, a Flip decidiu que a edição deste ano não terá curador nem autor homenageado.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho