🔓 Poesia completa de Alberto Caeiro volta em nova edição

Volume com a produção do mais famoso heterônimo de Fernando Pessoa inclui posfácio inédito do poeta Leonardo Fróes
Fernando Pessoa, em ilustração de Fábio Abreu
04/08/2022

Uma nova edição da Poesia completa de Alberto Caeiro, o mais famoso heterônimo do português Fernando Pessoa, chega ao leitor brasileiro — o lançamento está previsto para a próxima terça-feira (9). A obra é composta por três conjuntos de poemas: “O guardador de rebanhos”, “O pastor amoroso” e “Poemas inconjuntos”.

O volume conta ainda com textos de apoio dos especialistas na obra de Fernando Pessoa Richard Zenith e Fernando Cabral Martins, autores de ensaios críticos incluídos, e com posfácio inédito assinado pelo poeta Leonardo Fróes.

Alberto Caeiro configura uma verdadeira revolução na trajetória de Fernando Pessoa. O heterônimo, que surgiu em março de 1914, quando Pessoa tinha 26 anos, se consagrou pelo estilo singular e bucólico, capaz de aliar polos aparentemente tão opostos quanto simplicidade e profundidade.

Caeiro conduz o leitor por um universo composto de pedras, árvores, flores e montanhas e defende que as sensações provocadas pelo contato com a natureza são indiscutivelmente superiores ao pensamento lógico e racional.

Autor de uma obra múltipla, Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa. Sua produção se desdobraria em muitos heterônimos, sendo Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis os mais célebres.

Sob o nome de Bernardo Soares, escreveu os fragmentos que mais tarde seriam reunidos em O livro do desassossego. Mensagem, de 1934, foi o único livro de poesia publicado em vida com a assinatura de Fernando Pessoa, que morreu em 1935, em Lisboa.

Poesia completa de Alberto Caeiro
Fernando Pessoa
Companhia das Letras
282 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho