Uma nova edição da Poesia completa de Alberto Caeiro, o mais famoso heterônimo do português Fernando Pessoa, chega ao leitor brasileiro — o lançamento está previsto para a próxima terça-feira (9). A obra é composta por três conjuntos de poemas: “O guardador de rebanhos”, “O pastor amoroso” e “Poemas inconjuntos”.
O volume conta ainda com textos de apoio dos especialistas na obra de Fernando Pessoa Richard Zenith e Fernando Cabral Martins, autores de ensaios críticos incluídos, e com posfácio inédito assinado pelo poeta Leonardo Fróes.
Alberto Caeiro configura uma verdadeira revolução na trajetória de Fernando Pessoa. O heterônimo, que surgiu em março de 1914, quando Pessoa tinha 26 anos, se consagrou pelo estilo singular e bucólico, capaz de aliar polos aparentemente tão opostos quanto simplicidade e profundidade.
Caeiro conduz o leitor por um universo composto de pedras, árvores, flores e montanhas e defende que as sensações provocadas pelo contato com a natureza são indiscutivelmente superiores ao pensamento lógico e racional.
Autor de uma obra múltipla, Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa. Sua produção se desdobraria em muitos heterônimos, sendo Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis os mais célebres.
Sob o nome de Bernardo Soares, escreveu os fragmentos que mais tarde seriam reunidos em O livro do desassossego. Mensagem, de 1934, foi o único livro de poesia publicado em vida com a assinatura de Fernando Pessoa, que morreu em 1935, em Lisboa.