Finalista do prĂŞmio Jabuti em 2021 com A mulher submersa, Mar Becker volta seu olhar novamente ao universo feminino em Sal, sua mais recente coletânea de poemas. No novo livro, ela mira em “cenas quase imperceptĂveis”: as peças de roupa de uma casa distribuĂdas aqui e ali, nos recostos da cadeira, ao fim do inverno, para secarem em dias de chuva; ou o estojo de esmaltes de mulheres já feitas, tomado de assalto por uma menina.
Mar Becker nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, fato evocado nos poemas de Sal, com referĂŞncias Ă famĂlia e Ă infância. Em 2021, a poeta recebeu o PrĂŞmio Minuano, concedido pelo Estado do Rio Grande do Sul, pelo livro A mulher submersa, que tambĂ©m esteve entre as obras finalistas do PrĂŞmio Jabuti na categoria poesia.
Em Sal, a poeta reafirma sua escrita sobre o mundo da mulher, ou das mulheres, como uma linhagem em que se reproduz o gesto, a histĂłria, a emoção. No começo de 2023, a poeta ainda lança em Portugal Canção derruĂda, conjunto de textos que traz poemas de Sal e, com “ecos e variações”, textos revisitadas de A mulher submersa.