🔓 Podcast discute trabalho dos biógrafos

Julio Maria e Chris Fuscaldo discutem os dilemas vividos por quem dedica a escrever sobre a vida dos outros; Ringo Starr é o primeiro convidado
Chris Fuscaldo e Julio Maria, que comandam o podcast “Caçadores de Histórias — Por Trás das Biografias”
18/09/2021

Estreia em 20 de setembro, nas principais plataformas de streaming, a série de podcasts Caçadores de Histórias — Por Trás das Biografias. Com sete episódios, o programa é apresentado pelos biógrafos Julio Maria e Chris Fuscaldo, que vão debater questões sobre os bastidores e os dilemas que existem por trás das grandes biografias.

Os episódios contam com as participações de Ringo Starr, Ney Matogrosso, Ruy Castro, Pedro Mariano, Lira Neto, Bento Araújo, Odair José, Breno Silveira, Edinha Diniz, Mila Burns, Kamille Viola e dos colaboradores do Rascunho Noemi Jaffe e Luiz Ruffato.

O jornalista Julio Maria, biógrafo de Elis Regina (Nada será como antes’) e de Ney Matogrosso (Ney Matogrosso — A Biografia), recebe a jornalista e doutora especializada em biografias Chris Fuscaldo, coautora do mais recente livro sobre Belchior, Viver é melhor que sonhar — Os últimos passos de Belchior’, e autora de livros sobre Os Mutantes e Legião Urbana, para debater o biografismo brasileiro.

Cada episódio discute um tema relacionado ao trabalho do biógrafo:“A vida dos imortais”, por exemplo, é sobre o difícil trabalho de se biografar lendas;“Autobiografia: toda a verdade segundo o próprio biografado” passa pelas diferenças entre biografias e autobiografias; e “Biografias romanceadas, realidade ou ficção?” trata das liberdades de criação a partir de fatos biográficos.

Programação

Episódio 1
A vida dos imortais
Opinião de Ringo Starr

Episódio 2
Autobiografia: toda a verdade segundo o auto-biografado
Opiniões de Ney Matogrosso e Luiz Thunderbird

Episódio 3
Vivo ou morto? Qual é o melhor biografado?
Opiniões de Ruy Castro e Pedro Mariano

Episódio 4
Biografias coletivas: histórias de muitos
Opiniões de Lira Neto, Odair José e Bento Araújo

Episódio 5
Biografias romanceadas
Verdade ou ficção? Elas podem se encontrar?
Opiniões dos romancistas Luiz Rufatto e Noemi Jaffe

Episódio 6
Cinebiografias: fidelidade aos fatos ou entretenimento
Opiniões de Breno Silveira (diretor de Dois Filhos de Francisco) e Mauro Lima (diretor de Tim Maia, O Filme)

Episódio 7
Mulheres biógrafas e biografadas mulheres
Opiniões das biógrafas Edinha Diniz, Mila Burns, Kamille Viola

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho