🔓 Plataforma virtual reúne produção de poetas contemporâneas

A “Brava — Mapeamento, pesquisa e crítica”, criada por mulheres do Recife, traça um panorama da produção atual de poetas do Norte e Nordeste do Brasil
Gianni Gianni, Priscilla Campos, Julya Vasconcellos e Isabella Alves são responsáveis pelo projeto
12/05/2021

Está no ar a plataforma Brava — Mapeamento, pesquisa e crítica. Gerenciada pelas curadoras Gianni Gianni, Julya Vasconcellos e Priscilla Campos e pela diretora de arte Isabella Alves, a iniciativa reúne a produção de poetas contemporâneas do Norte e Nordeste do Brasil.

Já estão disponíveis trabalhos de mulheres de 16 estados das regiões citadas — do Acre ao Rio Grande do Norte, abrangendo um área que ocupa mais da metade do país. Para publicar seus versos no site, envie conteúdo para avaliação.

O projeto nasceu como resposta aos números apresentados por uma pesquisa de Regina Dalcastagnè e do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UnB). Entre outros desequilíbrios, o estudo mostra que 90% das obras literárias publicadas por grandes editoras brasileiras entre 1965 e 2014 foram produzidas por brancos e metade dos autores é originária do eixo Rio-São Paulo.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho