🔓 Pintor Di Cavalcanti ganha biografia

Trajetória do artista carioca, expoente do modernismo no Brasil, integra a coleção “Contando a arte”, da Global; livro é assinado por Angela Braga-Torres
O pintor carioca Di Cavalcanti, expoente do modernismo brasileiro
27/02/2021

A Global anunciou a pré-venda do livro Contando a arte de Di Cavalcanti, da especialista em artes plásticas Angela Braga-Torres. A obra narra a trajetória deste que é o expoente do modernismo no Brasil — de seu nascimento até quando foi agraciado com o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia.

Além de contar a história do pintor, o trabalho de Angela se atém aos detalhes das telas e, inevitavelmente, acaba passando pelo desenvolvimento da sociedade brasileira — de 1897, quando do nascimento de Di Cavalcanti, até 1976, ano de sua morte.

“A arte brasileira depende da realidade brasileira e é ao mesmo tempo reveladora dessa realidade. Por isso, a nossa expressão é em grande parte lírica. Como pode o Brasil ter uma arte trágica e grandiosa sem que se faça a revolução social?”, interroga o artista cuja visão combativa de mundo se refletia nos quadros.

Contando a arte de Di Cavalcanti
Angela Braga-Torres
Global
52 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho