Temas como orixás, as esquinas, o carnaval e o improvável se misturam nos 77 textos que compõem CrĂ´nicas exusĂacas & estilhaços pelintras, livro que Luiz Antonio Simas lança neste sábado (24), a partir das 14h na livraria Al-Farabi (Rua do Mercado, 34, centro, Rio de Janeiro). Haverá uma roda de samba comandada por Lucio Sanfilippo.
EstĂŁo no livro personagens vivĂssimos — deste ou de outros mundos —, como Jaiminho Alça de CaixĂŁo, o “inventor” da profissĂŁo de papagaio de pirata; o maestro Tom Jobim tomando uĂsque com o imperador Nero incorporado em um mĂ©dium; e a descida da entidade Nelson Rodrigues na Penha Circular. Aparecem tambĂ©m a violĂŞncia do capital sobre corpos, culturas e territĂłrios, a força do encanto, o samba e o jogo do bicho.
Os textos curtos podem ser lidos em qualquer ordem, e o próprio autor sugere que seja na rua: “No botequim, no trem, no metrô, na fila do supermercado, na porta da escola, na sala de espera do dentista, numa tarde vadia em alguma praça carioca”.
Luiz Antonio Simas é parceiro de autores como Nei Lopes, com quem ganhou o Prêmio Jabuti — Livro do ano, e Alberto Mussa. Mestre em história pela UFRJ, é esquisador das culturas e religiões populares. Publicou, entre outros livros, O corpo encantado das ruas e Umbandas: uma história do Brasil.