🔓 Perfil do leitor brasileiro

22/07/2014

A rede social literária Orelha de Livro, que conta com 180 mil usuários cadastrados, fez um levantamento para traçar o perfil do leitor brasileiro.
O estudo cruzou dados de tráfego da rede social com a pesquisa do Instituto Pró-Livro para revelar as principais características dos leitores em todo o país.

De acordo com os dados analisados, as mulheres são as que mais se dedicam à leitura. Do total de 88,2 milhões de leitores brasileiros, elas representam uma parcela de 57% dos leitores, enquanto os homens são 43%.

As mulheres também leem mais: são em média 4,2 livros por ano, enquanto os homens leem cerca de 3,2.

Quanto às preferências de gêneros literários, o mais procurado por elas é o de Aventura & Mistério, seguido por Romance, Ficção Científica & Fantasia e Crescimento Pessoal.
Já os homens preferem em primeiro lugar Ficção Científica & Fantasia, seguido por Mistério & Aventura, Guerras e Ciência & Tecnologia.

Em complemento, o Orelha de Livro apurou as principais motivações do brasileiro ao comprar um livro: 35% das pessoas o fazem pelo prazer de ler, 32% querem adquirir cultura e conhecimento, 29% procuram por entretenimento, 28% por exigência escolar, enquanto 11% por exigência do trabalho.

Rascunho