A obra do poeta curitibano Paulo Leminski é tema de uma exposição no Sesc Osasco. A instalação, intitulada Distraídos venceremos, tem curadoria da também poeta Alice Ruiz e ocupa a área externa da unidade com painéis luminosos. O projeto gráfico, assinado pelo artista Miguel Paladino, traz uma espécie de jogo de luzes que revela os poemas paulatinamente — artifício que se evidencia ainda mais ao entardecer e à noite.
O público poderá visitar a exposição gratuitamente de terça a sexta, das 14h às 20h, e sábado, das 10h às 14h , mediante agendamento prévio pelo site. As visitas têm duração máxima de 30 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas, durante todo o período.
Morto há mais de 30 anos, em 1989, Leminski também foi tradutor, letrista e publicitário. Essa faceta do criador de jingles e frases para vender também foi contemplada na exposição.
Um dos poetas mais destacados de sua geração, é autor de Caprichos e relaxos e Catatau, entre outros livros. Teve composições gravadas por artistas como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes e Itamar Assumpção. Como tradutor, verteu para o português obras de Samuel Beckett e John Fante.