Paulo Franchetti analisa produção poética brasileira em ensaios

Lançado pela Ateliê Editorial, “Crise em Crise — Notas sobre Poesia e Crítica no Brasil Contemporâneo” debate autores e movimentos poéticos dos séculos 20 e 21
Paulo Franchetti, autor de “Crise em Crise – Notas sobre poesia e crítica no Brasil contemporâneo”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
11/09/2021

Em seu mais recente livro, lançado pela Ateliê, o professor e pesquisador Paulo Franchetti reúne textos em que analisa questões sobre a poesia e a crítica poética dos séculos 20 e 21. Crise em Crise – Notas sobre poesia e crítica no Brasil contemporâneo um conjunto de textos que prima pela diversidade, vai do ensaio à resenha, passando ainda pelo depoimento.

Dividido em duas seções, na primeira são estudados, entre outros assuntos, dois poetas cujas obras podem ser vistas como polos de força da poesia brasileira na segunda metade do século 20: Haroldo de Campos e Ferreira Gullar. O principal foco analítico da seção é o de verificar de que modo a poesia posterior ao Concretismo lidou com a herança ineludível ou não, da Poesia Concreta.

A obra traz texto do professor da Universidade de Coimbra Oswaldo Manuel Silvestre. “Na vasta obra do crítico e professor universitário Paulo Franchetti, a poesia ocupa um lugar que o leitor interessado facilmente reconhece como central”, diz o acadêmico.

O escritor
Paulo Franchetti foi professor titular no Departamento de Teoria Literária da Unicamp e presidente da editora da mesma universidade. Escreveu, entre outros, Estudos de literatura brasileira e portuguesa. Para a coleção Clássicos Ateliê organizou também O primo Basílio, Dom Casmurro, Iracema, O cortiço e A cidade e as serras.

Crise em crise — Notas sobre poesia e crítica no Brasil Contemporâneo
Paulo Franchetti

Ateliê
232 págs.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Últimas edições

Publicidade

Publicidade