Em seu mais recente livro, lançado pela AteliĂŞ, o professor e pesquisador Paulo Franchetti reĂşne textos em que analisa questões sobre a poesia e a crĂtica poĂ©tica dos sĂ©culos 20 e 21. Crise em Crise – Notas sobre poesia e crĂtica no Brasil contemporâneo um conjunto de textos que prima pela diversidade, vai do ensaio Ă resenha, passando ainda pelo depoimento.
Dividido em duas seções, na primeira sĂŁo estudados, entre outros assuntos, dois poetas cujas obras podem ser vistas como polos de força da poesia brasileira na segunda metade do sĂ©culo 20: Haroldo de Campos e Ferreira Gullar. O principal foco analĂtico da seção Ă© o de verificar de que modo a poesia posterior ao Concretismo lidou com a herança ineludĂvel ou nĂŁo, da Poesia Concreta.
A obra traz texto do professor da Universidade de Coimbra Oswaldo Manuel Silvestre. “Na vasta obra do crĂtico e professor universitário Paulo Franchetti, a poesia ocupa um lugar que o leitor interessado facilmente reconhece como central”, diz o acadĂŞmico.
O escritor Paulo Franchetti foi professor titular no Departamento de Teoria Literária da Unicamp e presidente da editora da mesma universidade. Escreveu, entre outros, Estudos de literatura brasileira e portuguesa. Para a coleção Clássicos AteliĂŞ organizou tambĂ©m O primo BasĂlio, Dom Casmurro, Iracema, O cortiço e A cidade e as serras.