O escritor Paulo Coelho surpreendeu seus seguidores no Twitter nesta quarta-feira (14). Em uma postagem, ele ofereceu R$ 145 mil para cobrir gastos do Festival de Jazz do Capão, na Chapada Diamantina, na Bahia. O evento foi barrado na Lei Rouanet após um parecer técnico negativo.
Cheio de referências religiosas, o documento dava como uma das justificativas para o parecer contrário um post no Facebook em que o festival se colocava como “antifascista e pela democracia”.
“Localizamos uma postagem do dia 1º de junho de 2020, com uma imagem, contendo um ‘slogan’ para ‘divulgação’, com a denominação de Festival Jazz do Capão, na plataforma Facebook, a qual complementou os fundamentos para emissão deste parecer técnico”, diz o parecer.
“A Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet. Entrem em contato via DM [mensagem privada] pedindo a alguém que sigo aqui que me transmita. Única condição: que seja antifascista e pela democracia”, escreveu Coelho no Twitter.
A postagem viralizou, com mais de mil comentários, e gerou uma discussão sobre a Lei Rouanet.