Neste ano a americana Patricia Highsmith tem seu centenário de nascimento celebrado — ela nasceu em 19 de janeiro de 1921. Uma nova biografia da autora do best-seller O talentoso Ripley foi lançada nos mercados de língua inglesa.
Devils, lusts and strange desires: The life of Patricia Highsmith (Bloomsbury), escrita por Richard Bradford, contextualiza os livros de sucesso de Highsmith à sua conturbada vida pessoal, seu alcoolismo, vida sexual licenciosa, racismo e misoginia. Temas evitados por alguns dos biógrafos da autora. O livro ainda não tem tradução no Brasil.
Famosa pelo grande sucesso de seus thrillers psicológicos, Highsmith é tida como uma das escritoras modernas mais influentes e celebradas. No entanto, nunca houve uma imagem clara da mulher por trás dos livros.
Nascida em Fort Worth, Texas, em 1921, Patricia Highsmith passou grande parte da vida adulta na Suíça e na França. Seu primeiro romance, Pacto sinistro, publicado em 1950, teve grande sucesso comercial e foi filmado por Alfred Hitchcock. Autora de mais de 20 livros, é a criadora do personagem Tom Ripley, o sofisticado sociopata que estreou em O talentoso Ripley, de 1955, que, além de aparecer em outros quatro romances, figura em adaptações para o cinema e a televisão. Ao longo de sua carreira, Highsmith ganhou os prêmios Edgar Allan Poe, O. Henry Memorial, Le Grand Prix de Littérature Policière e o Award of the Crime Writer’s Association da Grã-Bretanha. Morreu em 4 de fevereiro de 1995, aos 74 anos.