🔓 “Paris Review” destaca ensaio sobre Clarice Lispector

Texto do escritor e crítico José Castello, colunista do “Rascunho”, foi publicado para lembrar o centenário de nascimento da autora de “Perto do coração selvagem”
Clarice Lispector, autora de “Perto do coração selvagem”
14/12/2020

(14/12/20)

A revista Paris Review destaca em seu site o ensaio Clarice Lispector — a senhora do vazio, do crítico e escritor José Castello, colunista do Rascunho. O texto foi originalmente publicado no livro Inventário das sombras, publicado por Castello em 1999 e que traz ainda ensaios sobre Hilda Hilst, Dalton Trevisan, Caio Fernando Abreu e Adolfo Bioy Casares.

A tradutora Katrina Dodson, que verteu para o inglês os Contos completos de Clarice Lispector (The complete stories), também traduz o ensaio e faz comentários sobre o texto.

“Eu o li [o ensaio] pela primeira vez há alguns anos, na Biblioteca Pública de Nova York, enquanto rastreava a fonte de uma citação que circulou vigorosamente nos círculos clariceanos: ‘Cuidado com Clarice. Não é literatura. É feitiçaria’. Eu estava verificando os fatos em meu próprio ensaio sobre a tradução de The complete stories e fiquei surpresa e encantada ao descobrir que Castello era a fonte de várias anedotas conhecidas em torno de Clarice (como ela é conhecida no Brasil)”.

No ensaio, Castello descreve os bastidores de sua breve relação com Clarice, ele um jovem jornalista e escritor em início de carreira, ela a consagrada autora brasileira. A narrativa segue alternando análises da obra da escritora com a busca de Castello para “decifrar” Clarice, como a entrevista que fez em Paris com Hélène Cixous, a mais importante especialista europeia da obra da autora brasileira (nascida na Ucrânia).

“As memórias vívidas por Castello sobre Clarice fornecem insights maravilhosos sobre uma escritora associada a tanto mistério”, escreve Dodson.

A Paris Review é uma revista trimestral de língua inglesa, fundada em Paris, em 1953, por Harold L. Humes, Peter Matthiessen e George Plimpton. Em seus primeiros cinco anos, publicou trabalhos de Jack Kerouac, V. S. Naipaul, Philip Roth, Samuel Beckett e Jean Genet, entre outros grandes escritores. Em 1973, a sede da Paris Review mudou para Nova York. A publicação é conhecida especialmente pelas entrevistas com autores de ficção e poesia que publica desde sua fundação.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho