🔓 Paiol Literário divulga programação da temporada 2013

01/07/2013
O poeta Eucanaã Ferraz é o primeiro convidado do Paiol Literário 2013, em 9 de julho
Eucanaã Ferraz é o primeiro convidado do projeto, em 9 de julho

Acontece de julho a novembro de 2013 a oitava temporada do projeto Paiol Literário. Realizado pelo Rascunho, em parceria com o Sesi Paraná, o evento traz à capital paranaense alguns dos mais importantes escritores do Brasil para bate-papos com o público.

A abertura será no dia 9 de julho, às 19h30, com o poeta Eucanaã Ferraz. Também estão confirmados para os encontros os escritores Amilcar Bettega (6 de agosto), João Anzanello Carrascoza (3 de setembro) e Elvira Vigna (novembro – data a confirmar). Em outubro, no dia 4, o projeto recebe o escritor Xico Sá para uma edição especial na Bienal do Livro de Pernambuco.

Neste ano, o projeto acontece no Sesc Paço da Liberdade, sempre com início às 19h30 e entrada franca. Os bate-papos serão reproduzidos na edição do mês seguinte do Rascunho e no site www.rascunho.com.br, mantido em parceria com o jornal Gazeta do Povo. O projeto também foi transformado em um programa da ÓTV, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).

Desde 2006, o Paiol Literário já trouxe a Curitiba 59 grandes nomes da literatura brasileira, como João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon, Moacyr Scliar e Bernardo Carvalho. A conversa, mediada pelo escritor e editor Rogério Pereira, começa sempre com as seguintes perguntas: “Qual a importância da literatura na vida cotidiana das pessoas? E por que ler?”.

OS CONVIDADOS

9 de julho
Eucanaã Ferraz
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 1961, Eucanaã Ferraz publicou, entre outros, os livros de poesia Desassombro (2002, Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional), Rua do mundo (2004) e Cinemateca (2008),e, para o público infanto-juvenil, Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos e Palhaço, macaco, passarinho (2009, Prêmio Ofélia Fontes, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). É organizador de antologias de Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Caetano Veloso. Em 2012, publicou os poemas de Sentimental.

6 de agosto
Amilcar Bettega
Formado em engenharia civil e mestre em literatura brasileira, Amilcar Bettega nasceu em São Gabriel (RS), em 1964. Recebeu o prêmio Açorianos de Literatura 1995 (da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre) pelo volume de contos O voo da trapezista (1994). Com Os lados do círculo (2004), foi contemplado no Programa de Bolsas para Escritores Brasileiros 1997 (da Fundação Biblioteca Nacional). Em 1999, participou como escritor-residente do programa Ledig House — International Writers’ Colony, nos EUA. Em agosto deste ano, lança Barreira, seu primeiro romance, pela Companhia das Letras. Vive em Lisboa.

3 de setembro
João Anzanello Carrascoza
Nasceu em Cravinhos, interior de São Paulo, em 1962. Redator publicitário e professor universitário, publicou os livros de contos Hotel solidão (1994), Duas tardes (2002) e Dias raros (2004), entre outros. Carrascoza também é autor de novelas, romances e contos para o público infanto-juvenil, como Aquela água toda (2012). Dos prêmios que recebeu, destacam-se o Guimarães Rosa/Radio France Internationale e o Jabuti. Em 2006, participou como escritor-residente do Programa Ledig House – International Writer’s Colony, nos Estados Unidos. Algumas de suas histórias foram traduzidas para inglês, francês, italiano, sueco e espanhol.

4 de outubro (edição especial na Bienal de Pernambuco)
Xico Sá
Nascido no Crato, Ceará, em 1962, Xico Sá começou a carreira de jornalista no Recife e atuou como repórter investigativo. Publicou livros de contos e crônicas, como Chabadabadá (2010) e Modos de macho & modinhas de fêmea (2003), e atualmente é colunista da Folha de S. Paulo e comentarista da “TV Folha” (Cultura). No ano passado, publicou o romance biográfico Big Jato.

Novembro (data a definir)
Elvira Vigna
Escritora e desenhista, nasceu em 1947, no Rio de Janeiro. É mestre em comunicação pela UFRJ e autora dos romances Coisas que os homens não entendem (2002), Deixei ele lá e vim (2006) e O que deu pra fazer em matéria de história de amor (2012). Nada a dizer (2010) recebeu o prêmio de melhor romance da Academia Brasileira de Letras. Vive em São Paulo (SP).

PAIOL LITERÁRIO
De julho a novembro de 2013
Local: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 180 — Curitiba/PR)
Informações: (41) 3527-2011
Entrada franca, sujeita a lotação. Ingressos podem ser retirados duas horas antes do evento.

Rascunho