O fotógrafo e escritor Ozias Filho lança nesta sexta-feira (3) seu mais recente livro de poesia, Os cavalos adoram maçãs. A obra será editada e vendida, simultaneamente, no Brasil e na Europa, pela Editora Urutau. O evento de lançamento acontece na Casa da América Latina, às 18h, em Lisboa, com apresentação da escritora colombiana Lauren Mendinueta.
Escritor, fotógrafo e editor de livros, Ozias Filho fez sua carreira artística e profissional em Portugal, país em que reside há mais de três décadas. Durante esse período, inclusive, o autor tem desempenhado também a função de embaixador informal da poesia brasileira em Portugal.
Como poeta, antes de Os cavalos adoram maçãs, Ozias Filho teve apenas dois de seus livros editados no Brasil: Insulares e O relógio avariado de Deus, obras originalmente publicadas em Portugal.
“Embora a memória funcione como um leimotiv em diversas passagens deste livro — acendendo até mesmo “o aroma da saudade” ou “a bossa/sempre nova” de Tom Jobim e João Gilberto —, há espaço também para a crítica político-social e para aguda certeza de que ‘nenhuma palavra pode nos salvar’”, conforme aponta o escritor e ensaísta Iacyr Anderson Freitas em texto de apresentação do livro.
“A ‘tecla minimalista do silêncio’ serve de contraponto à precisão momentânea da realização poética, exposta ao ‘esquecimento para continuar/a escrever coisas novas/mesmo que seja para bater/às mesmas portas’”, completa.
Ozias Filho nasceu no Rio de Janeiro e vive em Portugal desde 1991. Poeta, fotógrafo e editor, escreveu várias obras, entre elas, Poemas do dilúvio, Insulares, Páginas despidas e O relógio avariado de Deus. Em 2022 publicou seu primeiro livro infantil, Confinados (com ilustrações de Nuno Azevedo). É editor nas Edições Pasárgada e assina a coluna Quem eu vejo quando leio, no Rascunho, em que faz perfis fotográficos de autores que vivem em Portugal.