A partir de 27 de setembro, a gaúcha Cíntia Moscovich dá início a mais uma edição de sua já tradicional “Oficina do Subtexto”, dedicada ao estímulo da escrita literária. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. O curso divide-se em dois módulos, cada um deles totalizando 12 encontros semanais na plataforma virtual Zoom. As aulas acontecem às segundas-feira, das 18h30 às 20h30.
Ao longo das aulas, serão realizados diversos exercícios de escrita, de desbloqueio corporal/espacial e de sensibilização para o texto, de alertas contra os clichês e chavões de composição, além de tarefas práticas e teóricas. Para isso, a criação de textos ficcionais (conto moderno), será estimulada por meio de ferramentas disponíveis no meio digital — textos, filmes, clipes, concertos, etc.
Ao final do curso, haverá publicação de livro com os melhores textos, edição que ocorrerá sem custo algum para os alunos. A obra será editada pela Bestiário, do escritor e artista plástico Roberto Schmitt-Prym.
Cíntia Moscovich nasceu em Porto Alegre (RS), em 1958. É autora, entre outros, da novela Duas iguais — Manual de amores e equívocos assemelhados e do livro de contos Anotações durante o incêndio, ambos vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura. Com Essa coisa brilhante que é a chuva, conquistou em 2012 os prêmios Portugal Telecom de Literatura e Clarice Lispector (da Fundação Biblioteca Nacional).