A editora Nova Fronteira vai lançar uma nova coleção de livros de Rubem Fonseca com suas sete principais obras. O primeiro título, “O Cobrador”, já está disponível para compra nas lojas de todo o Brasil. Esgotado desde 2013, o título conta com prefácio inédito do escritor Marçal Aquino e um posfácio do jornalista Sergio Augusto.
Indicado pela família do escritor, o artista Daniel Trench assina a nova identidade visual de toda a coleção, que teve como inspiração as ruas antigas do Rio de Janeiro. “A escrita do Rubem Fonseca se dá na chave realista. Seus personagens mundanos são descritos de forma seca, direta, sem firulas ou volteios. Outra característica importante é o papel que as cidades têm na construção das narrativas — é no ambiente urbano que as histórias se desenrolam. Partindo desses princípios, imaginei que as capas da nova coleção poderiam fazer uma referência ao universo urbano, mas sem recorrer ao registro fotográfico — e assim se diferenciar dos projetos anteriores”, diz Trench.
O cobrador, publicado em 1979, é um dos mais conhecidos livros de contos de Rubem Fonseca. O autor mantém o tom incômodo e brutal de sua ficção, apresentando personagens inquietantes, como o protagonista do conto que dá título à obra — uma espécie de vingador, poeta e revolucionário.Rubem Fonseca.