🔓 Obras de Machado, Lima Barreto e Raul Pompeia ganham versão em quadrinhos

Box “Clássicos em Quadrinhos”, da Melhoramentos, traz "O alienista", "Triste fim de Policarpo Quaresma" e "O ateneu" em adaptações do artista Franco Rosa
Machado de Assis, autor de “O alienista”
14/02/2022

Três clássicos da literatura brasileira, lançados entre o final do século 19 e o começo do 20, ganharam versões em Histórias em Quadrinhos. Publicado pela Melhoramentos, o box traz O Ateneu, de Raul Pompeia, Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto e O alienista, de Machado de Assis.

O clássico escrito por Raul Pompeia conta as recordações de Sérgio, da época em que era estudante em um internato, e destaca a rigidez da disciplina imposta pelos professores e as dificuldades vividas pelo garoto durante este período.

Na obra de Lima Barreto, Policarpo Quaresma, um funcionário público devotado e nacionalista ferrenho desperta a incompreensão das pessoas, o que faz com que sofra grandes agruras diante da intolerância das autoridades.

Já em O alienista, Machado de Assis narra a história do médico Simão Bacamarte que monta um manicômio na cidade de Iraguaí. Tudo vai bem até que seus diagnósticos começam a abranger mais pessoas, gerando um sentimento de revolta na população.

Os textos foram adaptados e roteirizados por Franco Rosa, importante nome da cena HQ e editor de obras de sucesso como Flash Gordon, Fantasma, Betty Boop e Zumbis e outras criaturas das trevas.

Os títulos são acompanhados de breve biografia dos autores, bagagem literária — com informações sobre escola literária, momento histórico e literário em que foram escritos —, além dos bastidores da criação.

Clássicos em Quadrinhos — Box
Raul Pompeia, Lima Barreto, Machado de Assis e Franco Rosa
Melhoramentos
72 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho