🔓 Obra reúne ilustrações de Rui de Oliveira

“Contos de fadas e histórias clássicas”, lançado pela Oficina Raquel, traz artes baseadas em narrativas como “Romeu e Julieta” e “João e Maria”
Rui de Oliveira, autor de “Contos de fadas e histórias clássicas”
20/07/2021

O livro Contos de fadas e histórias clássicas reúne 79 ilustrações do carioca Rui de Oliveira. As artes são baseadas em dez narrativas clássicas da literatura, como a peça Romeu e Julieta, de Shakespeare, e João e Maria, uma história oral que foi popularizada pelos irmãos Grimm.

“Existem momentos em que a abstração do texto é tão elevada que qualquer imagem em sua representação seria vulgarizá-lo”, pondera o artista. “Em contrapartida, é comum a expressão textual ficar aquém da transcendência de certas imagens — qualquer palavra seria supérflua para explicá-la.”

É nessa área meio cinzenta que o autor parece transitar, com o objetivo de não ser mais que o escritor, mas também não ser somente “uma extensão dele em forma de imagens”.

Rui de Oliveira tem uma longa e premiada trajetória nas artes. Já ilustrou mais de 130 livros, ganhou quatro Jabutis e foi indicado duas vezes ao Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantojuvenil. Mantém um site oficial.

Contos de fadas e histórias clássicas
Rui de Oliveira
Oficina Raquel
160 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho