🔓 Obra infantojuvenil reúne histórias de imigrantes judeus

“Uma casa no mundo”, de Daniela Chindler e Juliana Portenoy, traz relatos reais de famílias que desembarcaram no Rio de Janeiro
Daniela Chindler é uma das autoras de “Uma casa no mundo”
17/03/2021

Quatorze histórias reais de famílias de imigrantes e refugiados judeus estão reunidas no livro Uma casa no mundo, de Daniela Chindler e Juliana Portenoy, com ilustrações de Lula Palomanes.

As narrativas trazem os dramas de pessoas vindas de diferentes países, como China, Marrocos e Itália, tendo em comum o fato de que desembarcaram no Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor.

Leona Forman, Nora Rónai, Anna Bella Geiger e David Azulay são alguns dos nomes presentes na obra, sendo este último, por exemplo, o criador do biquíni de lacinho — moda na Ipanema dos anos 1980.

Daniela Chindler, carioca, é autora dos livros O hambúrguer era de carneiro — Diário de uma viagem a Índia e Bibliotecas do mundo, entre outros, e a antropóloga Juliana Portenoy, paulista, tem pós-doutorado em Literatura Hebraica pela USP.

Uma casa no mundo
Daniela Chindler e Juliana Portenoy
Ilustrações: Lula Palomanes
Sapoti Projetos Culturais
76 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho