Foi pensando em aguçar a criatividade e curiosidade das crianças em relação aos livros, que o alemão Daniel Napp escreveu Como surge o livro infantil, lançado pela Sesi-SP Editora, com tradução de Hedi Gnädinger.
A obra desvenda todo processo editorial, do conceito às livrarias, se valendo de perguntas que toda crianças já se fez quando abriu um livro: Quem teve a ideia? Como foi escrever tudo? E a impressão, quem cuida?
Quem narra é a Rosa Raposa, uma autora de livros infantis. Com a ajuda de Teco Texugo, ilustrador, e de Rene, um ratinho muito esperto, ela explica as funções de todos os profissionais envolvidos na produção de um livro, enquanto escreve o seu próximo trabalho, que é sobre um coelho que quer ser astronauta para conhecer a Lua.
Nessa jornada, os personagens mostram como acontecem as reuniões de negócios nas editoras, a parte escrita, como são feitas as ilustrações, a questão dos contratos, a impressão, as provas, a publicação, até as feiras e exposições. E também explicam que nem sempre as coisas acontecem assim, de primeira, e que mudanças são normais antes da versão final.