🔓 Obra conta história de pianista que sobreviveu ao holocausto

“Cem milagres”, da jornalista inglesa Wendy Holden, narra trajetória da pianista e cravista Zuzana Růžičková, que passou por três campos de concentração
A musicista Zuzana Růžičková passou por três campos de concentração
19/10/2020

(19/10/20)

Autora de uma vasta obra, a jornalista inglesa Wendy Holden tem mais um de seus livros publicado no Brasil. Cem milagres conta a história da pianista e cravista Zuzana Růžičková, na voz da própria musicista, que morreu em 2017.

Nascida nos anos 30 na antiga Tchecoslováquia, Zuzana foi enviada para os campos de concentração de Auschwitz, Neuengamme, próximo a Hamburgo, e Bergen-Belsen. Faminta e com ferimentos nas mãos que colocavam em risco seu futuro como pianista, ela sofreu uma série de perdas devastadoras. Entre cada transferência de um campo de concentração a outro, um pedaço de papel com a partitura de sua sinfonia preferida de Bach se tornou uma espécie de talismã.

Zuzana conseguiu sobreviver a uma das maiores atrocidades da história da humanidade e manteve-se de pé diante da brutalidade do governo opressor da Tchecoslováquia pós-guerra. Ela se tornou uma das musicistas mais premiadas do século 20 e a primeira pianista a gravar as obras completas de Bach.

Wendy Holden é autora de mais de 100 livros, muitos deles sobre a vida de mulheres notáveis. Jornalista e ex-correspondente de guerra, é autora de Os bebês de Auschwitz, sobre três mães e seus bebês que sobreviveram ao Holocausto, e Minha aventura contra o Alzheimer, em parceria com Chris Graham, ambos publicados pela Globo Livros.

Cem milagres
Wendy Holden
Trad.: Claudio Carina
Globo Livros
352 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho