🔓 O romance perdido do uruguaio Mario Benedetti

Com aproximadamente 80 páginas, o livro aborda a questão dos uruguaios voltando do exílio e como alguns deles acabam retornando novamente à Espanha
O uruguaio Mario Benedetti, cujo centenário se comemorou em 14 de setembro
22/09/2020

(22/09/2020)

A Fundação Mario Benedetti comunicou que um romance inacabado do escritor uruguaio foi encontrado há poucos dias em um arquivo de Montevidéu. “É um romance inacabado que estava no arquivo onde se encontram vários documentos, cartas, originais e outros de Mario, que está em permanente processo de estudo e análise”, diz Roberto López Belloso, coordenador da Fundação Benedetti, em comunicado oficial.

A inesperada descoberta se deu por acaso depois que, a pedido de jornalistas, membros da fundação revisaram os arquivos em busca de cartas que Benedetti trocou com outro escritor.

Nas 80 páginas encontradas, o escritor aborda a questão dos uruguaios voltando do exílio e como alguns deles acabam regressando novamente à Espanha. “A ação se passa aparentemente no início dos anos 1990, o que não significa que tenha sido escrita naquela época”, afirma López Belloso.

A fundação, criada a pedido do próprio Benedetti com o desejo de preservar sua obra, apoiar a literatura e promover os direitos humanos, vai agora analisar o material para publicá-lo.

Mario Benedetti nasceu em 1920, em Paso de los Toros, Uruguai. Em 1959, com a publicação do livro de contos Montevideanos, consagrou-se como escritor. E, no ano seguinte, o lançamento de A trégua lhe rendeu fama internacional. Por questões políticas, abandonou o Uruguai em 1973. Nos 12 anos de exílio morou na Argentina, Peru, Cuba e Espanha. Traduzido em todo o mundo e autor de uma vasta obra, Benedetti é considerado um dos mais importantes escritores uruguaios de todos os tempos. O escritor morreu em 2009, em Montevidéu.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho