(22/09/2020)
A Fundação Mario Benedetti comunicou que um romance inacabado do escritor uruguaio foi encontrado há poucos dias em um arquivo de Montevidéu. “É um romance inacabado que estava no arquivo onde se encontram vários documentos, cartas, originais e outros de Mario, que está em permanente processo de estudo e análise”, diz Roberto López Belloso, coordenador da Fundação Benedetti, em comunicado oficial.
A inesperada descoberta se deu por acaso depois que, a pedido de jornalistas, membros da fundação revisaram os arquivos em busca de cartas que Benedetti trocou com outro escritor.
Nas 80 páginas encontradas, o escritor aborda a questĂŁo dos uruguaios voltando do exĂlio e como alguns deles acabam regressando novamente Ă Espanha. “A ação se passa aparentemente no inĂcio dos anos 1990, o que nĂŁo significa que tenha sido escrita naquela Ă©poca”, afirma LĂłpez Belloso.
A fundação, criada a pedido do próprio Benedetti com o desejo de preservar sua obra, apoiar a literatura e promover os direitos humanos, vai agora analisar o material para publicá-lo.
Mario Benedetti nasceu em 1920, em Paso de los Toros, Uruguai. Em 1959, com a publicação do livro de contos Montevideanos, consagrou-se como escritor. E, no ano seguinte, o lançamento de A trĂ©gua lhe rendeu fama internacional. Por questões polĂticas, abandonou o Uruguai em 1973. Nos 12 anos de exĂlio morou na Argentina, Peru, Cuba e Espanha. Traduzido em todo o mundo e autor de uma vasta obra, Benedetti Ă© considerado um dos mais importantes escritores uruguaios de todos os tempos. O escritor morreu em 2009, em MontevidĂ©u.