(10/10/20)
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo deste sábado (10) mostra que o escritor carioca João Paulo Cuenca está sendo processado por dezenas de pastores da Igreja Universal do Reino de Deus por conta de uma postagem que fez no Twitter. Em junho passado o autor escreveu na rede social que o “brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”, parafraseando texto de Jean Meslier, autor do século 18, que escreveu que “o homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”.
SĂŁo mais de 80 ações apresentadas a juizados especiais cĂveis em 19 estados, com pedidos de ressarcimento por dano moral em valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.
O escritor afirmou ao jornal que “as ações sĂŁo muito parecidas, sĂŁo todos pastores da igreja, isso Ă© uma ação coordenada, isso Ă© litigância de má-fĂ©. Essas pessoas estĂŁo usando o sistema jurĂdico do paĂs para me constranger. Essa ação coordenada Ă© um abuso do uso da Justiça”.
A Igreja Universal nega a acusação de Cuenca de que a instituição esteja coordenando a apresentação das ações judiciais contra o escritor.
JoĂŁo Paulo Cuenca tem 42 anos e Ă© autor dos romances O dia Mastroianni e O Ăşnico final feliz para uma histĂłria de amor Ă© um acidente. Desde o começo dos anos 2000 escreve crĂ´nicas para veĂculos de imprensa do Brasil, como O Globo, Folha de S. Paulo e DW Brasil. Esses textos foram reunidos na antologia A Ăşltima madrugada.