Na peça O deus da carnificina, em pré-venda pela Âyiné, a francesa Yasmina Reza junta dois casais e um conflito, tudo em apenas um cômodo, para mostrar como o comportamento supostamente civilizado do ser humano é uma construção frágil.
No decorrer da história, que tem início após o filho de um dos casais agredir o do outro em um parque, o diálogo entre os adultos vai ficando cada vez mais infantilizado e cheio de ira, distanciando-se da ideia inicial de reconciliação.
À medida que a conversa desanda, repleta de desaforos, o cenário também começa a ruir — e todo o patético e risível da condição humana vem à tona, sugerindo que os impulsos mais primitivos vencem as falsas aparências.
Lançado originalmente em 2007, o livro foi adaptada para o cinema pelo diretor Roman Polanski, que assina o roteiro junto com a autora. Kate Winslet, Christoph Waltz, Jodie Foster e John C. Reilly formam o elenco do filme.
Dramaturga e romancista, Yasmina Reza é autora de narrativas longas como Babilônia, pela qual ganhou o Prêmio Renaudot, e Felizes os felizes, que a Âyiné também pretende trazer para o português.