🔓 “O beco das ilusões perdidas” ganha tradução e vira filme

Clássico de William Lindsay Gresham acompanha a ascensão e queda de um ambicioso leitor de mentes; Guillermo del Toro adaptou a obra para o cinema
Detalhe do pôster de “O beco do pesadelo”, filme de Guillermo del Toro baseado no romance de William Lindsay Gresham
21/01/2022

No romance O beco das ilusões perdidas, lançado pela Planeta, o norte-americano William Lindsay Gresham (1909-1962) narra a ascensão e queda de Stan Carlisle, um ambicioso funcionário do circo que se torna “leitor de mentes”.

No início, quando era apenas o carroceiro do circo, o personagem assiste à humilhação de um alcoólatra decadente que é apresentado como selvagem. Ele promete que jamais perderá a dignidade daquela maneira, e seu caminho — cheio de ambição — parece comprovar esse ponto.

Após começar a ler mentes e se tornar um “espiritualista”, Stan abandona seu posto antigo e parte para a alta sociedade, atendendo pessoas abastadas e crédulas de seus poderes. A narrativa vira quando o protagonista conhece Lilith Ritter, uma psiquiatra que pode ser mais perigosa do que ele.

Lançado em 1947, o romance acaba de ser adaptado por Guillermo del Toro para o cinema — com o título, em português, de O beco do pesadelo. Bradley Cooper, Cate Blanchet, Toni Collette, Willem Dafoe e Rooney Mara formam o elenco de peso do longa.

O beco das ilusões perdidas
William Lindsay Gresham
Trad.: Flávio Souto Maior
Planeta
304 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho