🔓 Novo thriller de Irvine Welsh parte do assassinato de um político de extrema direita

“Longas lâminas” é a continuação do primeiro romance policial do autor e narra os desdobramentos do brutal assassinato de um parlamentar escocês
Irvine Welsh, autor do romance “Longas lâminas”
01/08/2023

Longas lâminas, novo livro do escocês Irvine Welsh publicado no Brasil, é o segundo volume de uma série, que tem como protagonista o detetive Raymond Lennox. O primeiro livro, Crime, ganhou recentemente uma adaptação para o audiovisual no Reino Unido, produzida pela plataforma de streaming BritBox.

Em sua mais nova imersão ao submundo, não faltam sexo, drogas, violência nem humor, temas que permeiam a sua obra desde o lançamento de seu primeiro romance, Trainspotting, best-seller que ganhou adaptação para o cinema, dirigida por Danny Boyle, e estrelada por Ewan McGregor.

A um mês das eleições, Ritch Gulliver, parlamentar do Partido Conservador da Escócia, é encontrado morto em um galpão vazio, no cais do porto de Leith, em Edimburgo. Seu corpo está nu, amarrado e castrado.

Sabe-se que, antes de chegar ao local do crime, ele se registrou em um hotel boutique onde costumava ter encontros amorosos secretos. Depravado, racista, corrupto, a opinião geral é de que Ritch fez por merecer. A lista de suspeitos inclui empresários rivais, oponentes políticos, além dos incontáveis grupos que ele ofendeu. Mas ninguém poderia ter previsto o nível de brutalidade.

Assombrado por um ataque sofrido na infância, Ray Lennox tem a tarefa de resolver o intrincado caso envolvendo o parlamentar de direita Ritch Gulliver, mas para isso precisa deixar de lado suas opiniões pessoais.

Enquanto sai a campo para buscar a verdade sobre o que realmente aconteceu, a lista de ataques brutais continua aumentando. E, com o andar das investigações, uma pergunta persiste: quem são as verdadeiras vítimas nessa situação?

Longas lâminas
Irvine Welsh
Trad.: Rogério Galindo
Rocco
384 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho