Longas lâminas, novo livro do escocês Irvine Welsh publicado no Brasil, é o segundo volume de uma série, que tem como protagonista o detetive Raymond Lennox. O primeiro livro, Crime, ganhou recentemente uma adaptação para o audiovisual no Reino Unido, produzida pela plataforma de streaming BritBox.
Em sua mais nova imersão ao submundo, não faltam sexo, drogas, violência nem humor, temas que permeiam a sua obra desde o lançamento de seu primeiro romance, Trainspotting, best-seller que ganhou adaptação para o cinema, dirigida por Danny Boyle, e estrelada por Ewan McGregor.
A um mês das eleições, Ritch Gulliver, parlamentar do Partido Conservador da Escócia, é encontrado morto em um galpão vazio, no cais do porto de Leith, em Edimburgo. Seu corpo está nu, amarrado e castrado.
Sabe-se que, antes de chegar ao local do crime, ele se registrou em um hotel boutique onde costumava ter encontros amorosos secretos. Depravado, racista, corrupto, a opinião geral é de que Ritch fez por merecer. A lista de suspeitos inclui empresários rivais, oponentes políticos, além dos incontáveis grupos que ele ofendeu. Mas ninguém poderia ter previsto o nível de brutalidade.
Assombrado por um ataque sofrido na infância, Ray Lennox tem a tarefa de resolver o intrincado caso envolvendo o parlamentar de direita Ritch Gulliver, mas para isso precisa deixar de lado suas opiniões pessoais.
Enquanto sai a campo para buscar a verdade sobre o que realmente aconteceu, a lista de ataques brutais continua aumentando. E, com o andar das investigações, uma pergunta persiste: quem são as verdadeiras vítimas nessa situação?