🔓 Novo romance de Paula Fábrio reflete sobre onda conservadora brasileira

“Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista” será lançado em 10 de março pela Reformatório em live no canal Primeira Prateleira 
Paula Fábrio, “Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista”
25/02/2022

Vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013 com o romance Desnorteio, Paula Fábrio terá seu novo livro, Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista, lançado no começo de março pela Reformatório. A live acontece no dia 10, pelo canal Primeira Prateleira.

A partir de um roubo de bicicletas num edifício de classe média em São Paulo, Estudo sobre o fim apresenta a complexidade da sociedade brasileira na formação e nas diversas nuances da onda ultraconservadora que se abateu sobre o país.

Entregadores de aplicativo, moradores da quebrada, empresas de vigilância, pastores evangélicos, empresários do coco e camelôs são personagens deste romance da autora de Um dia toparei comigo, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e No corredor dos Cobogós, melhor livro jovem pela FNLIJ.

‘Quantos mundos (des)humanos existem paralelamente, só perceptíveis uns aos outros por raros segundos e por olhares enviesados e distorcidos? Ou por raros olhares empáticos e doloridos? É preciso uma visão aguda e sensível, capaz de espiar, sem se perder, através dos “buracos negros”, das frestas, das feridas e cicatrizes, para dar-se conta de que existem e compartilham o mesmo espaço. É o que faz Paula Fábrio, desafiando-nos a perceber que todas as vidas são uma só Vida, a sonhar com um só mundo humano e ousar saltar as barreiras que nos separam. Leiam! ”

“A gente chega a um livro se perguntando: em qual porta eu entrei? Qual céu de qual inferno? E a gente segue os parágrafos sem saber que estamos passando por ruas que conhecemos, pessoas e falas tão reais que parecem ficção. E o nosso Brasil, então, quantas narrativas compõem a sua história? Fiquei eu assim, traçando paralelos e pontes ao dar de cara com esse Estudo sobre o fim assinado por Paula Fábrio”, escreve Marcelino Freire.

Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista
Paula Fábrio
Reformatório
136 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho