Nova tradução de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é elogiada no “The Guardian”

Livro, lançado em 2020 pela Penguin, foi traduzido pela norte-americana Flora Thomson-DeVeaux e reavivou o sucesso de Machado de Assis no exterior
Machado de Assis, autor de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
03/09/2021

A nova tradução de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para o inglês, publicada pela Penguin, foi celebrada pelo crítico John Self no jornal britânico The Guardian. Traduzido pela norte-americana Flora Thomson-DeVeaux, o livro reavivou o sucesso do escritor brasileiro no exterior, tendo a tiragem esgotada no site da Amazon dias depois do lançamento, em meados de 2020.

Para Self, a nova edição, que ganhou o título The Posthumous Memoirs of Brás Cubas“é a oportunidade perfeita para se reaproximar das delícias de um livro escrito com ‘a pena da alegria e a tinta da melancolia’, ou para descobri-lo pela primeira vez.”

O crítico assinala ainda que “descrever o enredo é quase fútil”, tamanha a destreza narrativa de Machado. “Memórias póstumas contém toda a comédia humana em 160 capítulos muito curtos.” A edição da Penguin ainda traz texto de introdução do romancista americano Dave Eggers.

Lançado há 140 anos, em 1881, Memórias póstumas de Brás Cubas é um marco na obra de Machado e na literatura brasileira. O livro é considerado a transição do romantismo para o realismo. Num primeiro momento, a prosa fragmentária e livre de Memórias póstumas, misturando elegância e abuso, refinamento e humor negro, causou estranheza, inclusive entre a crítica. Com o tempo, no entanto, o defunto autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver tornou-se um dos personagens mais populares da nossa literatura.

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis
Penguin & Companhia das Letras
368 págs.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Últimas edições

Publicidade

Publicidade