🔓 Nova tradução de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” é elogiada no “The Guardian”

Livro, lançado em 2020 pela Penguin, foi traduzido pela norte-americana Flora Thomson-DeVeaux e reavivou o sucesso de Machado de Assis no exterior
Machado de Assis, autor de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”
03/09/2021

A nova tradução de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para o inglês, publicada pela Penguin, foi celebrada pelo crítico John Self no jornal britânico The Guardian. Traduzido pela norte-americana Flora Thomson-DeVeaux, o livro reavivou o sucesso do escritor brasileiro no exterior, tendo a tiragem esgotada no site da Amazon dias depois do lançamento, em meados de 2020.

Para Self, a nova edição, que ganhou o título The Posthumous Memoirs of Brás Cubas“é a oportunidade perfeita para se reaproximar das delícias de um livro escrito com ‘a pena da alegria e a tinta da melancolia’, ou para descobri-lo pela primeira vez.”

O crítico assinala ainda que “descrever o enredo é quase fútil”, tamanha a destreza narrativa de Machado. “Memórias póstumas contém toda a comédia humana em 160 capítulos muito curtos.” A edição da Penguin ainda traz texto de introdução do romancista americano Dave Eggers.

Lançado há 140 anos, em 1881, Memórias póstumas de Brás Cubas é um marco na obra de Machado e na literatura brasileira. O livro é considerado a transição do romantismo para o realismo. Num primeiro momento, a prosa fragmentária e livre de Memórias póstumas, misturando elegância e abuso, refinamento e humor negro, causou estranheza, inclusive entre a crítica. Com o tempo, no entanto, o defunto autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver tornou-se um dos personagens mais populares da nossa literatura.

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis
Penguin & Companhia das Letras
368 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho