🔓 Nova Fronteira terá que indenizar autor

A editora publicou trecho de obra do filósofo Fernando Muniz no livro “Pecar e perdoar — Deus e o homem na história”, de Leandro Karnal
Trecho de livro de Fernando Muniz foi parar em obra de Leandro Karnal
16/10/2020

(16/10/20)

A Nova Fronteira sofreu uma derrota na justiça e terá de indenizar o filósofo e professor Fernando Muniz. A editora publicou, sem autorização do autor, um capítulo de Prazeres ilimitados — como transformamos os ideais gregos numa busca obsessiva pela satisfação dos desejos no livro Pecar e perdoar — Deus e o homem na história, de Leandro Karnal.

A obra de Karnal saiu no final de 2014, já a de Muniz foi lançada meses depois, em janeiro de 2015. O mesmo editor da Nova Fronteira trabalhava simultaneamente nos dois livros. A editora reconheceu o erro e os autores descartaram, à época, qualquer ideia de plágio.

Agora, cinco anos depois da descoberta do equívoco, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a Nova Fronteira a pagar uma indenização por danos materiais a Fernando Muniz. O valor será calculado na fase de liquidação da sentença.

Presença constante em programas de debate da TV, rádio e internet, Leandro Karnal tem levado seus conhecimentos acadêmicos a um público mais amplo. Professor e historiador, escreveu uma série de livros que debatem assuntos como felicidade e morte. Alguns desses trabalhos, como O dilema do porco-espinho, se tornaram best-sellers no país. Fernando Muniz é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do grupo de pesquisa História e Ontologia da Ficção (HOF). Além de Prazeres ilimitados, escreveu, entre outros, As artes do entusiasmo, que reúne reflexões sobre as forças que movem a criação artística.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho