🔓 Nova edição da “Granta” debate o conceito de “alteridade”

Décima edição da revista inglesa em língua portuguesa traz textos inéditos de Janet Malcolm, Natércia Pontes, Ali Smith e César Aira
Janet Malcom, que tem ensaio do seu livro póstumo “Still pictures” publicado na nova edição da revista “Granta” (Imagem: The New York Times)
25/07/2023

O conceito de “alteridade” permeia os contos, ensaios, trechos de romance e ensaios visuais da décima edição da revista Granta: O Outro. Publicada pela Tinta-da-China Brasil sob direção editorial de Pedro Mexia (Portugal) e Gustavo Pacheco (Brasil), com direção de imagens de Daniel Blaufuks, a Granta acaba de chegar às livrarias.

Para tratar do tema,  a 10a  edição da Granta em língua portuguesa reuniu autores consagrados e em ascensão, de idiomas e gerações variados: César Aira, Olavo Amaral, Adam Dalva, Isabela Figueiredo, Marta Hugon, Janet Malcolm, Ernesto Mané, Natércia Pontes, Valério Romão, Ali Smith, Teresa Veiga, Aparecida Vilaça, Francesca Wade. Os ensaios fotográficos são de Mag Rodrigues e Eduardo Viveiros de Castro (responsável também pela imagem de capa).

A revista abre com um trecho de Still pictures, livro póstumo de Janet Malcolm, ainda inédito no Brasil. No ensaio, a célebre jornalista e ensaísta norte-americana conta histórias de sua origem tcheca, sua situação de imigrante, da infância e da juventude, chamando atenção para hábitos marcados pela condição social modesta da família.  “A sopa Campbell não era associada ao Andy Warhol. Era só uma coisa que comíamos”, ela escreve.

Também Ernesto Mané contribui com um excerto do seu livro de estreia, Eu sou o outro do outro, a ser publicado em 2024 pela Tinta-da-China Brasil. Nesse misto de ensaio, diário de viagem e relato autobiográfico, acompanhamos Mané em uma viagem pela Guiné-Bissau, em fins de 2010, em que ele pretende recuperar a história da família paterna.

Os estrangeiros aparecem, enfim, em Há muito tempo que não levava tanta coisa às costas, de Valério Romão. Filho de portugueses que emigraram para a França, o autor situa em Clermont-Ferrand, sua cidade-natal, o narrador do conto, um escritor que participa de um debate literário enquanto remói conflitos pessoais e sociais.

A alteridade também assume a forma das diferenças entre classes sociais, como se vê na estreia da cantora portuguesa Marta Hugon na ficção. O leitor segue a rotina de trabalho de Conceição, empregada doméstica que dá nome ao conto. Enquanto limpa a casa dos patrões e cozinha para eles, ela rememora o antigo casamento e aquilo que enfrentou até conquistar sua autonomia – quando é então surpreendida por maquinações de que jamais suspeitava.

Natércia Pontes apresenta um capítulo de seu novo romance, ainda inédito. Vida doçura adentra a vida de Jocasta, mulher que vive em um apartamento pequeno com seu gato, bate febrilmente à sua máquina de escrever e, como passatempo, assiste os vídeos no YouTube de uma família comum que registra seu cotidiano, procurando entrar em contato, de modo virtual, com a vida de outras pessoas.

O comezinho aparece também no conto de Ali Smith, O clamor humano, em que a celebrada autora escocesa devaneia entre a vida e a morte de D. H. Lawrence e a contestação de uma fraude em seu cartão de crédito. As histórias vão se intercalando e chegam a se cruzar de maneira engraçada, a partir das relações que a narradora vai criando à deriva, questionando quem teria sido D. H. Lawrence já na morte e quem ela mesma é, por ter sido confundida pela empresa de cartão de crédito.

O conto Picasso, do argentino César Aira, leva às mais delirantes consequências a possibilidade de escolher entre ser Picasso ou ter um Picasso — alternativas que lhe são oferecidas por um gênio, que surge de dentro de uma garrafa quando o narrador visita o Museu Picasso, em Paris. “Para ser outro é preciso deixar de ser você mesmo, e ninguém aceita de bom grado essa renúncia”, ele delibera.

Granta em Língua Portuguesa: O Outro (vol. 10)
Tinta-da-China Brasil
216 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho