🔓 Nova biografia de Malcolm X é lançada nos EUA

Livro é resultado de um trabalho de três décadas do jornalista Les Payne, que reuniu mais de 100 horas de entrevistas sobre o icônico ativista norte-americano
Malcolm X foi assassinado em 1965
22/10/2020

(22/10/20)

Acaba de ser lançada nos Estados Unidos uma biografia que promete ser o mais completo livro escrito sobre o ativista negro Malcolm X. Personagem icônico da história norte-americana no século 20, Malcolm X já foi tema de diversos livros desde que foi assassinado, em 1965, no Harlem, em Nova York.

The dead are arising — The life of Malcolm X (Os mortos estão surgindo — A vida de Malcolm X, em tradução livre) é publicado três décadas após ao início das pesquisas de seu autor, o jornalista investigativo Les Payne, vencedor do Prêmio Pulitzer em 1974. Les Payne morreu em 2018 e a biografia foi finalizada por sua filha, a pesquisadora Tamara Payne. Os dois assinam a autoria do livro, que ainda não tem tradução no Brasil.

Ao começar o livro, Les Payne se propôs a entrevistar “qualquer pessoa que pudesse encontrar que realmente conhecesse Malcolm X”: todos irmãos, colegas de classe, amigos de rua, companheiros de cela, figuras da Nação do Islã, policiais do FBI e líderes políticos em todo o mundo. Seu objetivo era ambicioso: transformar o que viria a ser mais de 100 horas de entrevistas em um retrato sem precedentes de Malcolm X, que separasse fato da ficção.

Definindo a vida de Malcolm não apenas dentro da Nação do Islã, mas também no contexto mais amplo da história americana, o livro traça a vida de uma das figuras mais politicamente relevantes do século 20.

Malcolm Little nasceu em Omaha, uma pequena cidade do Centro-Oeste americano, em 1925. Foi um dos defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração separatista, e foi defensor dos direitos dos afro-americanos, conseguindo mobilizar brancos e negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população negra.

The dead are arising — The life of Malcolm X
Les Payne e Tamara Payne
Liveright
640 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho