🔓 Nobel de Literatura será anunciado em 8 de outubro

O romancista francês Michel Houellebecq, a americana Joyce Carol Oates e o japonês Haruki Murakami são alguns cotados para receber o prêmio
Margaret Atwood, autora de “O conto da aia”, é mais uma vez cotada ao Nobel
01/10/2020

(01/10/2020)

Depois de anos conturbados na Academia Sueca, que resultaram na atribuição de dois prêmios Nobel de Literatura no mesmo ano (em 2019 foram entregues o prêmio do ano corrente e de 2018, atrasado devido a escândalos envolvendo membros da instituição), a entidade deve voltar com seu calendário “normal” neste ano. A maior honraria literária do mundo será entregue no dia 8 de outubro de 2020.

E, como sempre, há muitos rumores sobre o possível vencedor. Circulam muitos nomes, depois das polêmicas nos últimos anos. A decisão de conceder o prêmio à lenda da música americana Bob Dylan em 2016 gerou muito debate. Também gerou polêmica a entrega do prêmio em 2019 ao escritor austríaco Peter Handke, conhecido por seu apoio pró-sérvio durante a Guerra dos Bálcãs.

Na imprensa internacional, circulam os nomes dos autores Mircea Cartarescu (Romênia), László Krasznahorkai (Hungria), Nina Bouraoui (França), Sofi Oksanen (Finlândia), Jon Fosse (Noruega), Liudmila Ulítskaia (Rússia), Ngugi wa Thiong’o (Quênia), Maryse Condé (França/Guadalupe) e David Grossman (Israel).

A poetisa canadense Anne Carson também emergiu como uma vencedora potencial, junto com os “suspeitos de sempre”: o romancista francês Michel Houellebecq, as americanas Joyce Carol Oates e Marilynn Robinson, o japonês Haruki Murakami e a canadense Margaret Atwood.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho