(01/10/2020)
Depois de anos conturbados na Academia Sueca, que resultaram na atribuição de dois prêmios Nobel de Literatura no mesmo ano (em 2019 foram entregues o prêmio do ano corrente e de 2018, atrasado devido a escândalos envolvendo membros da instituição), a entidade deve voltar com seu calendário “normal” neste ano. A maior honraria literária do mundo será entregue no dia 8 de outubro de 2020.
E, como sempre, há muitos rumores sobre o possĂvel vencedor. Circulam muitos nomes, depois das polĂŞmicas nos Ăşltimos anos. A decisĂŁo de conceder o prĂŞmio Ă lenda da mĂşsica americana Bob Dylan em 2016 gerou muito debate. TambĂ©m gerou polĂŞmica a entrega do prĂŞmio em 2019 ao escritor austrĂaco Peter Handke, conhecido por seu apoio prĂł-sĂ©rvio durante a Guerra dos BálcĂŁs.
Na imprensa internacional, circulam os nomes dos autores Mircea Cartarescu (RomĂŞnia), LászlĂł Krasznahorkai (Hungria), Nina Bouraoui (França), Sofi Oksanen (Finlândia), Jon Fosse (Noruega), Liudmila UlĂtskaia (RĂşssia), Ngugi wa Thiong’o (QuĂŞnia), Maryse CondĂ© (França/Guadalupe) e David Grossman (Israel).
A poetisa canadense Anne Carson também emergiu como uma vencedora potencial, junto com os “suspeitos de sempre”: o romancista francês Michel Houellebecq, as americanas Joyce Carol Oates e Marilynn Robinson, o japonês Haruki Murakami e a canadense Margaret Atwood.