🔓 No ano do bicentenário, Dostoiévski tem nova adaptação de “Crime e castigo” para HQ

Clássico publicado originalmente em 1866 ganha versão do artista francês Bastien Loukia; história sobre assassinato e culpa segue atual
08/11/2021

Um dos maiores clássicos da literatura, Crime e castigo, do russo Fiodor Dostoiévski, ganha uma nova adaptação em História em Quadrinhos, publicada pela Leya. A HQ é adaptada e ilustrada pelo francês Bastien Loukia.

No enredo do romance, publicado originalmente em 1866, Raskolnikov é um jovem que teve que abandonar os estudos por falta de dinheiro. Sem perspectivas, perambula pelas ruas de São Petersburgo.

Essa situação alimenta a fértil sensibilidade intelectual de Raskolnikov, fortemente influenciado por ideias filosóficas que envolvem justiça. Ele, que se acha superior intelectualmente, e não precisa esbarrar nos limites éticos do homem comum, acaba matando uma velha usurária que lhe cobra juros por poucos tostões. Raskolnikov, que se achava tão especial, se deixa abater pela culpa e se vê perseguido por ela em todos os momentos.

Neles reconhecemos as cidades, fundadas sobre um exército de excluídos e encontramos o sofrimento contemporâneo de cada um: todos únicos, especiais e massa, rostos sem nomes, números de pesquisas.

Dostoiévski nasceu em Moscou em 1821, e publicou seu primeiro livro em 1846. Em 1849, foi preso e condenado à morte por fazer críticas ao regime czarista, mas teve sua pena reduzida para quatro anos de trabalhos forçados na Sibéria. Esse período de sua vida foi retratado em Escritos da casa morta.

Além de Crime e castigo (1866), escreveu outros grandes romances, como O idiota (1869), Os demônios (1872) e Os irmãos Karamázov, seu último livro. Considerado um dos maiores autores de todos os tempos, Dostoiévski morreu em São Petersburgo, em 1881.

O francês Bastien Loukia nasceu em 1992. É pintor, ilustrador e roteirista de histórias em quadrinhos. Apaixonado por música, quadrinhos e história, desde os vinte anos expõe seus trabalhos em galeria de várias cidades do mundo, como Paris, Londres e Praga.

Crime e Castigo
Fiodor Dostoiévski
Adaptação: Bastien Loukia
Trad.: Carolina Selvatici
Leya
160 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho