Nelson Motta escreve autobiografia

Aos 76 anos, autor revê própria trajetória, marcada pelo trabalho em várias frentes da cultura: de letrista de MPB a empresário da noite
Nelson Motta: histórias descritas com uma boa dose de humor, dramaticidade e algumas revelações
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

(26/10/20)

Escritor, jornalista, produtor musical, empresário e letrista, Nelson Motta revela suas inúmeras facetas na autobiografia De cu pra lua: dramas, comédias e mistérios de um rapaz de sorte, que a Estação Brasil, selo da Sextante, acaba de publicar.

Acostumado a escrever sobre os outros (fez as biografias de Tim Maia e Glauber Rocha), ele repassa a própria trajetória ao chegar aos 76 anos. Paulista, adotou o Rio de Janeiro como sua cidade. Como produtor musical, trabalhou com Elis Regina, Tim Maia, Marisa Monte, Elba Ramalho e Daniela Mercury. Autor de mais de 300 letras de música, fez parcerias com Lulu Santos, Guilherme Arantes e Erasmo Carlos, entre outros artistas.

Ao abrir o baú de memórias, o escritor revisita momentos da infância, a presença sempre marcante da matriarca da família, sua mãe Xixa, os tempos nem tão felizes na escola jesuíta, além de enfileirar uma sequência de histórias descritas com uma boa dose de humor, dramaticidade e algumas revelações.

Entre os casos e “causos”, recorda a visita fortuita de João Gilberto ao apartamento de seus pais no Rio de Janeiro e as tardes ao lado de Elis Regina para a produção do álbum Em pleno verão, que resultaram em uma breve e intensa paixão, seguida de um “pé na bunda”.

Conta em detalhes o encontro meio ao acaso ou, talvez, já predestinado com Marisa Monte na Itália. Aborda intimidades, como o casamento com Marília Pêra, regado a admiração e ciúmes, e avalia, ainda, o uso da cocaína em uma fase conturbada da vida.

De cu pra lua: dramas, comédias e mistérios de um rapaz de sorte
Nelson Motta
Estação Brasil
480 págs.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Publicidade

Leia também

Rascunho

Curitiba - PR

Entre os selecionados, há sete brasileiros: Julián Fuks, Maria Valéria Rezende, Julia de Souza, Veronica Stigger, Itamar Vieira Junior, Tiago D. Oliveira e José Rezende Jr.
Gisele Eberspächer

Curitiba - PR

Autora do primeiro livro escrito em árabe a vencer o The International Booker Prize, Jokha Alharthi acredita na potência transformadora da boa literatura
Rascunho

Curitiba - PR

Em texto, senador chama de “nefasta” a cobrança de tributação de 12% sobre os livros proposta pelo governo federal na reforma tributária
Rascunho

Curitiba - PR

Caê Guimarães e Tônio Caetano, ganhadores nas categorias Romance e Conto,
participam de live nesta terça-feira (24), com transmissão pelo YouTube e Facebook