No mês que marca 44 anos da morte de Elvis Presley (1935-1977), a Companhia das Letrinhas lança um título que fala sobre as perdas que nos acompanham ao longo da vida. Mas por quê??! A história de Elvis é uma peça musical agora transformada em livro infantil, de autoria de Vinicius Calderoni e Rafael Gomes.
Na versão literária, o tema central da história aparece no contexto da pandemia do novo coronavírus. A experiência vivenciada pela protagonista do livro ao perder seu passarinho de estimação abre caminho para dialogar com as crianças sobre elaboração do luto e das perdas.
Além de uma série de curiosidades sobre a biografia e a obra de Elvis Presley, o livro traz também um QR Code que contém uma playlist exclusiva com todas as músicas que aparecem na narrativa, como os clássicos “A Little Less Conversation” e “Tutti Frutti”, que as crianças podem ouvir pelo Spotify e YouTube ao apontarem o celular para a página.
A história foi inspirada no livro infantil Mas por quê?, publicado pela extinta Cosac Naify em 2008, de autoria do escritor e ilustrador alemão Peter Schössow.
Esta é a primeira obra voltada para o público infantil dos autores, Vinicius Calderoni e Rafael Gomes, que são conhecidos por seus trabalhos no teatro, na música e no cinema. Músico do grupo 5 a Seco, Vinicius atua também como roteirista e diretor de teatro.
Rafael é diretor da premiada trilogia de filmes sobre amor e juventude 45 dias sem você (2018), Música para morrer de amor (2019) e Meu álbum de amores (2021). Juntos, eles criaram o Empório de Teatro Sortido. Como falar de teatro na escola?
Mas por quê??! A história de Elvis é o sétimo volume da Coleção Fora de Cena, focada em dramaturgia contemporânea voltada ao público infantil, e apresenta peças como Quem tem medo de Curupira, de Zeca Baleiro e Terremota, de Marcelo Romagnoli.