🔓 Morre Quino, o criador de Mafalda

O cartunista argentino tinha 88 anos e foi o autor das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola
Quino criou a personagem Mafalda em 1963
30/09/2020

(30/09/2020)

Foi confirmada nesta quarta-feira (30) a morte do cartunista argentino Quino. A informação foi dada pelo editor Daniel Divinsky, via Twitter. A causa da morte não foi oficialmente divulgada. Mas segundo a imprensa argentina, o artista sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias.

Joaquín Salvador Lavado foi o criador das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola. Ele nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina, onde voltou a morar em 2017, após a morte de sua mulher, Alicia Colombo.

O argentino criou Mafalda em 1963, originalmente como parte de um acordo de publicidade com a empresa Siam de Tella. A personagem só fez sua estreia no ano seguinte, no entanto, na revista Primera Plana, com todas as referências à marca retiradas dos desenhos.

O sucesso de Mafalda se deu em grande parte às críticas afiadas que Quino incluía nas tirinhas, transformando-a em símbolo da insatisfação política argentina.

A fama da personagem levou o cartunista a vencer vários prêmios internacionais. Em 1982, foi escolhido cartunista do ano por uma comissão global de artistas, além de ter recebido a Legião de Honra francesa em 2014.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho