🔓 Morre o romancista e roteirista Larry McMurtry

O americano escreveu mais de 30 livros e ganhou prêmios importantes, como o Pulitzer e o Oscar de melhor roteiro por "O segredo de Brokeback Moutain"
Larry McMurtry, autor de “Lonesome Dove”
27/03/2021

O escritor e roteirista americano Larry McMurtry morreu nesta sexta (26), aos 84 anos. A morte foi confirmada pela porta-voz da família, Amanda Lundberg, ao jornal The New York Times. A causa não foi divulgada.

Larry escreveu mais de 30 romances, marcados pelo retrato da vida no Oeste Americano. Também ficou conhecido pelo roteiro de O segredo de Brokeback Moutain, pelo qual ele levou o Oscar de 2006.

Ele também é autor de outros livros que deram origem a filmes de sucesso, como Laços de família, de 1984, e A última sessão de cinema, de 1971. Seu livro Lonesome Dove ganhou o prêmio Pulitzer em 1986.

O livro conta a história de dois guardas aposentados que levam um rebanho roubado de Rio Grande a Montana no século 19. Além de escritor e roteirista, McMurtry ainda manteve durante meio século um dos maiores sebos dos Estados Unidos, chamado Book Up, na sua cidade natal, Archer City. Ele chegou a ter mais de 400 mil volumes, distribuídos em seis prédios diferentes. A maior parte do volume foi leiloado em 2012.

Em 2014, McMurtry foi condecorado por Barack Obama, então presidente dos EUA, com a Medalha Nacional da Humanidade.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho