O escritor e roteirista americano Larry McMurtry morreu nesta sexta (26), aos 84 anos. A morte foi confirmada pela porta-voz da família, Amanda Lundberg, ao jornal The New York Times. A causa não foi divulgada.
Larry escreveu mais de 30 romances, marcados pelo retrato da vida no Oeste Americano. Também ficou conhecido pelo roteiro de O segredo de Brokeback Moutain, pelo qual ele levou o Oscar de 2006.
Ele também é autor de outros livros que deram origem a filmes de sucesso, como Laços de família, de 1984, e A última sessão de cinema, de 1971. Seu livro Lonesome Dove ganhou o prêmio Pulitzer em 1986.
O livro conta a história de dois guardas aposentados que levam um rebanho roubado de Rio Grande a Montana no século 19. Além de escritor e roteirista, McMurtry ainda manteve durante meio século um dos maiores sebos dos Estados Unidos, chamado Book Up, na sua cidade natal, Archer City. Ele chegou a ter mais de 400 mil volumes, distribuídos em seis prédios diferentes. A maior parte do volume foi leiloado em 2012.
Em 2014, McMurtry foi condecorado por Barack Obama, então presidente dos EUA, com a Medalha Nacional da Humanidade.