🔓 Morre o historiador Manolo Florentino

Considerado um dos grandes especialistas em história da escravidão nas Américas e no Brasil, é autor de “Em costas negras”, referência no tema
Manolo Florentino, autor de “Em costas negras”
13/03/2021

Morreu nesta sexta-feira (12) o historiador Manolo Florentino, após uma parada cardiorrespiratória. Ele tinha 63 anos, era capixaba de Baixo Guandu e vivia no Rio de Janeiro.

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de onde se aposentou em 2019, foi também presidente de Fundação Casa de Rui Barbosa entre 2013 e 2015.

Florentino é considerado um dos grandes especialistas em história da escravidão nas Américas e no Brasil, tendo lançado diversos artigos e livros nessa área. Ele nasceu no Espírito Santo, em 1958, e graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1981.

Um de seus livros mais importantes é Em costas negras — Uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX)”, que recebeu o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa em 1993. A obra renovou a historiografia sobre o tráfico atlântico de negros escravizados e formulou novas análises sobre a sociedade e a economia do período.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho