🔓 Morre o escritor e editor italiano Roberto Calasso

Nascido em Florença, em 1941, o intelectual era autor de mais de 20 obras e comandava a editora Adelphi, uma das mais importantes da Itália
Roberto Calasso, autor de “A marca do editor”
29/07/2021

Morreu na noite desta quarta-feira (28), o escritor e editor italiano Roberto Calasso, aos 80 anos, um ícone da literatura de seu país. A informação foi passada pela editora Adelphi, que era comandada por Calasso.

A causa da morte não foi anunciada, mas ele estava doente havia tempos. Calasso era presidente da Adelphi, uma das principais editoras da Itália, fundada em 1962, em Milão. Nascido em Florença, em 1941, o intelectual era autor de mais de 20 obras, entre elas O ardor, Ka e A literatura e os deuses.

No Brasil, vários dos livros de Calasso foram publicados pela Companhia das Letras. O mais recente deles, editado em 2020, foi O inominável atual. No mesmo ano saiu A marca do editor, editado pela Âyiné.

A obras foram analisadas em ensaio de Arthur Marchetto, publicado na edição 250 do Rascunho. “Roberto Calasso se tornou um dos intelectuais italianos mais proeminentes, reconhecido pelo seu trabalho como editor e ensaísta e pela amplidão dos seus interesses”, escreve Marchetto.

“Agradecemos às inúmeras mensagens de carinho. Há muito mais a ser dito, mas em momentos como este, o silêncio é preferível”, diz uma postagem da editora Adelphi nas redes sociais. A editora é conhecida por publicar livros de nomes como Friedrich Nietzsche, Sándor Márai, Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho